Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão Feminina

Revista eletrónica especializada, sobre a mulher e a forma como ela vê o mundo.

Visão Feminina

Revista eletrónica especializada, sobre a mulher e a forma como ela vê o mundo.

7 truques para saber se o ovo está fresco. E como conservar

23.01.20

O ovo é um alimento nutritivamente rico. Um grande aliado da saúde, pois proporciona inúmeros benefícios ao organismo como fortalecer o sistema imunitário, os ossos e a ganhar massa muscular. É barato e um dos alimentos mais consumidos. Na cozinha tem um ótimo sabor. Cozido, mexido, omelete ou frito (estrelado). O ovo é também ingrediente indispensável na confeção de deliciosas receitas doces e salgados. 

Nem sempre os ovos que compramos são frescos, por isso é preciso muita atenção quando se compra ovos. Mais Mulher traz alguns truques para detetar a frescura dos ovos, cuidados na compra e em casa e, para conservá-los da melhor forma.

c-3.jpg

 

Truques para saber se o ovo está fresco na hora de comprar e de consumir.

1 Conferir a data de validade - Prefira comprar ovos embalados, pois as embalagens possuem data de validade.

2 Evitar comprar ovos com casca rachada. Escolher ovos limpos e sem rachaduras. Abrir a embalagem sempre para garantir que nenhum ovo tem casca rachada. Ovo rachado perde grande parte das suas propriedades.

3 sacuda o ovo. Se o ovo for velho ouve-se um ruído. É melhor não usar.

4 Observar a casca do ovo. Se o ovo é novo, a casca é áspera e opaca. Se é velho, a casca é lisa e ganha brilho.

5 Observar a aparência da gema e da clara. Um ovo fresco tem gema redonda e saliente. A clara consistente, fluida e transparente. Ao abrir um ovo se a gema escorrer, ovo está velho. 

6 O cheiro é uma das dicas infalíveis. Um ovo fresco quase não tem cheiro. Ao abrir um ovo, o cheiro diz se o ovo está fresco ou estragado. 

7 Imergir o ovo num recipiente com água. Se permanecer no fundo do recipiente, o ovo está dentro do prazo de validade. Se flutuar no meio do recipiente, o ovo não está fresco, mas ainda serve. Se flutuar à superfície o ovo está estragado.

Como-saber-se-o-ovo-está-fresco.jpg

Dicas:

Para conservar bem os ovos

- Conservar a temperatura ambiente, em local limpo, seco e longe do calor.

- Se preferir conserva-los no frigorifico, retire apenas os ovos de que previsa. A porta do frigorifico não é o melhor lugar.

- Colocar os ovos na embalagem com a ponta mais fina voltada para baixo.

- Lavar os ovos apenas antes de os utilizar, para não danificar a cutícula protetora. 

- Evite consumir ovo cru, ou com a gema ainda crua. Cozinhe bem os ovos e os alimentos que contêm ovos, para evitar a contaminação por Salmonela. Logo, a famosa gemada está proibida.