Francia Márquez, a primeira mulher negra vice-presidenta na Colômbia
Francia Elena Márquez Mina é advogada, ativista ambiental e dos direitos humanos afro-colombiana.
Natural da cidade de Suárez, Márquez Mina foi mãe solteira aos 16, aos 21 teve o segundo filho, trabalhou como empregada doméstica e iniciou a sua vida política defendendo a sua comunidade de projetos de extração mineira.
Um das suas principais bandeiras de governo é criar o Ministério da Igualdade para atender questões raciais e de género.
"Sou parte de uma história de luta e resistência que começou com os meus ancestrais trazidos em condição de escravidão. Sou parte da luta contra o racismo estrutural, sou parte daqueles que lutam para seguir parindo a liberdade e a justiça", declarou a vice-presidenta colombiana.
Márquez foi eleita juntamente com o presidente Gustavo Petro no passado dia 19 de julho e empossados este domingo, 7 de agosto.
Francia Elena Márquez Mina recebeu em 2015 o Prêmio Nacional de Direitos Humanos após organizar a "marcha dos turbantes", uma caminhada com centenas de mulheres negras. É em 2018 o prémio Goldman Environmental Prize, considerado o Nobel do setor ambiental.